sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mulher consegue controle total de braço robótico com a mente


Jan Scheuermann, uma paraplégica de 52 anos, conseguiu controlar totalmente um braço robótico com a mente. E o mais incrível que não foi apenas alguns comandos específicos, mas sim em relação a habilidade e velocidade, assim como quando usamos um braço humano de carne e osso. Ou ao menos, de forma bastante similar.

Mulher consegue controle total de braço robótico com a mente

No controle do braço robótico com a mente

A tecnologia pode ser concluída depois de uma intensa pesquisa da Universidade de Pittsburgh e o professor de neurobiologia Andrew Schwartz. Segundo o doutor, foi necessário um treinamento de 13 semanas para que o processo fosse realizado.
Segundo a descrição da pesquisa, Scheuermann conseguiu movimentar o braço robótico livremente, em um ambiente tridimensional, no segundo dia de treino. Depois de 13 semanas, ela conseguia mover o braço com movimentos robustos.
“O participante também foi capaz de usar a prótese para fazer alcance hábil e coordenado, além dos movimentos resultarem em ganhos clinicamente significativas nos testes de função do membro superior”, diz o relatório de pesquisa.
Em poucas palavras, Jan conta com um braço que pode ser controlado com a mente, como se fosse um braço real.
Para que isso se tornasse realidade, a mulher teve microelétrodos implantadas em seu córtex, a parte do cérebro responsável pela movimentação dos braços.
De acordo com os cientistas que participaram do projeto, isto é algo que nunca foi demonstrado antes. E o doutor Schwartz acredita que esta tecnologia pode até mudar alguns recursos para sempre. Principalmente para aqueles que contam com danos permanentes na coluna e que não podem andar ou usar seus braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário