sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Google faz homenagem ao fim do calendário Maia




O Google fez uma homenagem ao fim do calendário maia nesta sexta-feira, 21 de dezembro, ao inserir um doodle (o logo da página inicial do buscador) com características de pedras esculpidas. No caso, no mesmo estilo da arte o qual este antigo povo entalhava suas artes em pedras há mais de 3 mil anos.
Google faz homenagem ao fim do calendário maia

O fim do calendário maia

Como habitantes da região da América Central, como o México, os Maias viveram no local até a invasão espanhola. Entre os motivos do final da civilização estava a decadência do império, que foi tomado pela violência e possivelmente revoltas populares.  Além disso, a guerra, doenças, inundações e longas secas, ou ainda a combinação destes fatores, são frequentemente sugeridos como os motivos da decadência.
Eles, porém, criaram um preciso calendário e contavam com grandes estudos em relação ao tempo e espaço. Tanto que o rumor do fim do mundo, que supostamente aconteceria hoje, veio por esta ser a data a qual o calendário maia acaba.
Fora isso, os maias tinham uma sociedade baseada na agricultura, mas contavam também com avanços na escrita (chamada hieroglífica), sistema matemático, além da cultura, que se dividia entre religião, arquitetura e artes.

Sobre o fim do mundo

Alguns estudiosos ressaltam que a data atual reflete nada menos do que o final de um ciclo, que começou no ano de 3113 antes de cristo. E, apesar de muitos baterem na tecla de que existe um certo “alinhamento” de galáxias e planetas, a NASA, agência espacial norte-americana, negou que exista qualquer retificação de planetas ou estrelas além do comum. Ou seja, o solstício de verão, no hemisfério Sul, e de inverno, no hemisfério norte. E que, de fato, o mundo não vai acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário