quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Inscrições abertas para o Google Journalist Fellowship 2013





Google em parceria com várias entidades internacionais de Jornalismo  criou o programa Google Journalist Fellowship 2013. Trata-se de uma oportunidade para jornalistas e estudantes de jornalismo – que trabalham com jornalismo online em diversas partes do mundo, de aperfeiçoarem técnicas e compartilhar conhecimento no uso da tecnologia para contar as suas histórias de modo empreendedor, inovador e dinâmico.

O curso será realizado nos Estados Unidos e terá foco ojornalismo digital baseado no levantamento de dados e liberdade de expressão online, além de propor novos modelos de negócios na web. O programa terá o seu início com uma semana na Fundação Knight e termina com uma semana na Google, dividido entre o Google News e YouTube.

Com duração de 10 semanas, o programa vai começar no dia 03 de Junho de 2013 e vai até agosto – tempo de duração do verão norte-americano. O participante terá uma bolsa de estudos no valor de US$ 7,5 mil, mais US$ 1 mil para despesas de viagem, tendo que providenciar a moradia e alimentação durante todo o período.

Google Journalist Fellowship 2013 vai dar oportunidade aos bolsistas de contribuírem para uma variedade de projetos jornalísticos, desde aqueles que estão mergulhados emjornalismo investigativo para aqueles que trabalham para aliberdade de imprensa  em todo o mundo e, sobretudo, para aqueles que estão ajudando a mudar o relacionamento do internauta com a informação na era digital por meio de projetos próprios, como os blogs de jornalismo independente.

As inscrições vão até o dia 31 de janeiro e terá um número limitado de bolsistas. É necessário ter inglês fluente e já trabalhar [ou ter algum projeto próprio] ligado ao jornalismo online. No caso de estudantes, material científico/acadêmico também conta ponto no processo seletivo. As organizações participantes são baseadas em Berkeley, CA, Columbia, MO, Cambridge, MA, Petersburg / Miami, FL, St. New York, NY e Washington, DC.

São elas: o Center for Investigative Reporting, o Comitê para a Proteção dos JornalistasRepórteres e Editores Investigativos, a Fundação Knight, o Projeto Pew Research Center para a Excelência em JornalismoPoynterNieman Journalism Lab e ProPublica que são parceiros que ajudaram a desenvolver todo o programa. Para se inscrever, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário